Alunos de Fotografia da CUFA emocionam
Alunos de fotografia do Projeto Circuito Papo Reto emocionam auditório lotado no Unilasalle em Canoas.A CUFA RS realizou nessa última quinta feira, junto ao Encontro Preparatório: V Fórum de Prevenção à Violência Escolar, a formatura dos alunos de fotografia do Projeto Circuito Papo Reto Canoas no Salão de Atos da UniLasalle encerrando a etapa que iniciou em 2011.
As oficinas de fotografia que foram realizadas durante os meses de janeiro à abril, superou o número inicial de 100 vagas, alcançando mais de 120 alunos nas Escolas Nancy Pansera, Thiago Wurth e David Canabarro.
"Percebemos que através das dinâmicas e técnicas de fotografia, foi possível resgatar a auto estima e possibilitar que os jovens possam renovar sua perspectiva de um futuro diferente", falam emocionados os professores de fotografia Ivanete Pereira e Paulo Daniel Santos.
A iniciativa integrou o projeto que foi uma iniciativa desenvolvida pela CUFA RS em parceria com a Prefeitura de Canoas através das Secretarias de Educação e Segurança Pública e Cidadania e utilizou a ferramenta literária "O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra" como pilar de prevenção a violência escolar no município.
Para Manoel Soares, coordenador da CUFA RS, o interesse reflete o pioneirismo do município na abordagem da violência escolar.
"Nenhuma cidade brasileira criou uma política de prevenção ao crack nas escolas como nós fizemos. Os jovens de Canoas conseguiram produzir e reproduzir conscientização, coisa que cidades como Porto Alegre e São Paulo querem fazer agora com o nosso modelo",declarou Manoel.
Durante a noite, centenas de alunos também pode conferir as palestras de Marta Rufatto, secretária de Educação, Eduardo Pazinato, secretário de Segurança Pública, e da advogada do projeto OAB Vai à Escola, Elisabeth Castilho.
A FORMATURA e A EXPOSIÇÃO
Daniel Santos (Professor de Fotografia) e os alunos Escola Thiago (Joice Duarte Carvalho), Escola Nancy (Alexander Soares) e Escola David (Ana Caroline Soares Martins)na hora do juramento.
"A partir de hoje juro passar adiante o que aprendi e guardar no coração o que senti. E usar a minha fotografia para fazer o mundo mais feliz". Foram as palavras que Joice Duarte, Alexander Soares e Ana Caroline Soares pronunciaram e junto com todos os alunos presentes, emocionaram todos no auditório.
Os alunos representaram suas escolas também no recebimento dos certificados. Confirma as fotos:
Marta Rufatto, Secretaria Municipal de Educação de Canoas e Ana Caroline Soares, Escola David Canabarro.
Eduardo Pazinatto, Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania e Joice Duarte, Escola Thiago Wurth.
Ivanete Pereira, Coordenadora Institucional da CUFA RS e Alexander Soares, Escola Nancy Pansera.
De camisetas branca da CUFA RS os alunos convidados para compor o audiovisual da instituição: Giovanna Moreira Rodrigues - Escola Nancy Pansera, Paola Malta da Silva - Escola Nancy Pansera, Alexander Soares - Escola Nancy Pansera, Fabiana Valasco - Escola Thiago Wurth, Huelling Assuna - Escola Thiago Wurth, Patricia Olsever Dias Otto - Escola Thiago Wurth
Emerson Nunes Papa – Escola David Canabarro, Thais Pereira dos Santos – Escola David Canabarro, Fabiano Serafin dos Passos – Escola David Canabarro.
Saguão lotado com os alunos e familiares durante a apresentação da exposição.
De janeiro à abril, a CUFA utilizou dinâmicas e estimulou debates entre os jovens, com objetivo de formar novos atores sociais, cientes no seu papel diante à sociedade. E foi na produção do conteúdo fotográfico, que foi possível observar esse olhar crítico sobre sua comunidade. A exposição foi apresentada no saguão do Salão de Atos, durante a formatura.
Alunos no momento da entrega dos certificados.
PROJETO CIRCUITO PAPO RETO CANOAS
Alcance do projeto
Manoel Soares, em palestras nas 13 escolas municipais de Canoas, em 2011.
· 13 escolas;
· 4.500 alunos de séries finais de ensino fundamental, alcançados através de palestras e oficinas de fotografia;
• 210 unidades da ferramenta literária O ESCUDEIRO DA LUZ em OS ZUMBIS DA PEDRA, para compor as bibliotecas das 42 Escolas Municipais;
· Seminário de Formação para 70 de Professores e 30 Guardas Municipais, com o intuito de informar sobre o Projeto para mobilizar e formar multiplicadores;
· Entrega de Participação no IV Fórum de Prevenção a Violência Escolar, com participação estimada de 100 integrantes da comunidade escolar e guardas municipais.
Parceiros
· SME- Secretaria Municipal da Educação
- Canoas Jovem, DEF e as EMEFs;
· SMSPC- Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania
· Central Única das Favelas
Nenhum comentário:
Postar um comentário